O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Brasil é o órgão responsável pela regulamentação, fiscalização e controle dos produtos e serviços relacionados à agricultura, incluindo os Fertilizantes. Para garantir a qualidade dos fertilizantes que são comercializados no país, o MAPA estabelece normas técnicas e procedimentos para a análise e certificação desses produtos, descritos na Portaria DAS/MAPA n°1110 de 13.05.2024.
NECESSIDADE LEGAL
O MAPA, por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e da Coordenação de Insumos Agrícolas, exige que os fertilizantes sejam analisados de acordo com a legislação vigente. As análises realizadas seguem diretrizes técnicas que asseguram a conformidade dos produtos com os padrões estabelecidos, de modo a garantir a eficiência dos fertilizantes e evitar impactos negativos ao meio ambiente e à saúde.
PROCEDIMENTOS ANALÍTICOS
A análise laboratorial dos fertilizantes é realizada em Laboratórios Oficiais ou Credenciados. As principais análises incluem a verificação da pureza do produto e a quantificação dos nutrientes, e a confirmação das Garantias.
O Laboratório Pró Ambiente, credenciado há mais de 10 anos no MAPA, realiza rotineiramente os controles de todos os tipos de Fertilizantes:
- Macronutrientes: Nitrogênio, Fósforo e Potássio;
- Macronutrientes Secundários: Cálcio, Magnésio, Selênio e Zinco;
- Determinações das concentrações “Garantias”;
- Perfil Microbiológico.